A 2.ª edição das Jornadas de Engenharia Aeroespacial, decorrida entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2025, foi certamente o maior evento promovido e organizado pelo AeroUM no ano letivo 2024/2025. Esta edição contou com três dias intensos de atividades e oportunidades para os estudantes de Engenharia Aeroespacial dos diferentes ciclos de estudos, mas também para toda a restante comunidade académica.
Com as palavras do Sr. Professor Pedro Arezes, presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho à data, e atual Reitor da Universidade do Minho, de Gustavo Dias, diretor de curso de Eng. Aeroespacial, e de Bárbara Carmelo, presidente do AeroUM & PAS Minho nesse mandato, deu-se o início das atividades na manhã do dia 10, seguindo-se palestras das empresas Continental e Geosat. A tarde fora marcada pela feira de emprego, que permitiu criar uma ponte entre os estudantes e múltiplas empresas parceiras, reunidas na nave central do Campus de Azurém.
O dia 11 começou com um desafio interativo proposto pela ESA Space Solutions Portugal que estimulou os alunos a procurar soluções para a remoção de lixo espacial, seguindo-se uma apresentação da Força Aérea Portuguesa. Durante a tarde, teve lugar uma palestra enriquecedora por parte do CEiiA (parceiro Galáxia do evento) sobre a desenvoltura da investigação dos Rockets a nível europeu e o posicionamento de Portugal na exploração do Espaço. No final, realizou-se uma round table sobre os desafios do setor aeroespacial, com a participação de estudantes de mestrado, docentes e profissionais da área. Para marcar o encerramento das atividades no campus da Universidade, a diretora do Departamento de Logística do AeroUM & PAS Minho nesse mandato, Carolina Nunes (atual presidente do AeroUM & PAS Minho), deixou algumas palavras. Além disso, foi anunciado o vencedor do sorteio de um vale da Ryanair, um giveaway exclusivo para os participantes do evento.
As jornadas continuaram no dia seguinte, com visitas dos alunos às instalações da Continental (em Famalicão), Airbus (em Santo Tirso) e CEiiA (em Matosinhos).
Nos dias 2 e 3 de maio de 2024, deu-se a edição inaugural das Jornadas de Engenharia Aeroespacial, que foi o primeiro grande evento organizado pelo AeroUM & PAS Minho, cimentando o início da história do núcleo como associação.
Apesar do foco na área aeroespacial, o evento esteve aberto a toda a comunidade académica. Os alunos de Engenharia Aeroespacial participaram em grande maioria, juntamente com alunos de alguns estudantes de outros cursos. Durante estes dias, foram dinamizadas várias atividades, constituindo uma experiência de valor para o AeroUM & PAS Minho, e restante comunidade presente.
No primeiro dia, 2 de maio, o evento começou com uma sessão de abertura, que contou com os discursos do Sr. Professor Pedro Arezes, presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho à data, e atual Reitor da Universidade do Minho, de Gustavo Dias, diretor de curso de Eng. Aeroespacial, e de Pedro Andrade, o então presidente do AeroUM & PAS Minho. De seguida, as empresas Continental e Deimos (Star sponsors) realizaram as suas palestras, abordando temáticas enriquecedoras aos olhos dos jovens aspirantes. O tema principal da palestra da Continental passou pelo processo de desenvolvimento de soluções digitais de recolha e processamento de dados, especialmente relacionadas com inteligência artificial. A Deimos, por sua vez, apresentou as áreas de atuação da empresa, com foco em projetos inovadores de remoção de detritos espaciais.
Durante a tarde do referido dia, assistiu-se a uma feira de emprego que contou com a participação de diversas empresas, entre as quais o CEiiA (Galaxy sponsor), Continental, Deimos, Tekever (Star sponsor), Amorim Cork Composites (Planet sponsor), e muitas outras. Este contacto permitiu criar uma ligação entre os estudantes e as várias empresas parceiras, reunidas na nave central do Campus de Azurém.
O segundo dia das jornadas iniciou-se com uma palestra da empresa Tekever, centrada na explorando todas as suas áreas de negócio, bem como numa discussão interativa referente aos principais desafios que se espera marcarem o futuro do domínio da Aviação, seguida de outra palestra fornecida pelo CEiiA, sobre o desenvolvimento estrutural de lançadores.
Na parte da tarde, realizaram-se as palestras da Agência Espacial Portuguesa (Special sponsor), que veio apresentar a sua estrutura, objetivos e programas voltados para o Ensino Superior, e, novamente, do CEiiA, desta vez com foco nas aplicações de monitorização remota para satélites de observação terrestre. Para terminar o último dia das jornadas, realizou-se a sessão de encerramento.
Esta primeira edição das Jornadas revelou-se mais do que um simples ponto de partida: foi a afirmação de um compromisso coletivo e de uma ambição que cresce com cada desafio superado. O evento marcou o início de um caminho marcado pela determinação, profissionalismo e espírito de equipa. Se este foi apenas o primeiro passo, então o futuro que nos espera será, sem dúvida, ainda mais extraordinário — feito de novas oportunidades, maiores conquistas e de uma associação que continuará a elevar o seu impacto e a inspirar quem dela faz parte.