O CEiiA é uma entidade nacional de renome, já com prestígio internacional, dedicada à investigação, desenvolvimento e inovação tecnológica nos domínios aeroespacial, automóvel, da energia e da mobilidade sustentável. Desde a fundação da Associação, o CEiiA tem sido um parceiro estratégico essencial, apoiando iniciativas que promovem a ligação entre a Academia e a Indústria. Esta visita fora mais um dos exemplos de colaboração.
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de percorrer os diversos departamentos de trabalho, observando de perto o funcionamento das áreas de prototipagem, ensaio e desenvolvimento de sistemas aeroespaciais, bem como de interagir com profissionais altamente qualificados que contribuem para o avanço da engenharia nacional.
Esta iniciativa proporcionou uma visão abrangente e prática da forma como os estudantes do curso se poderão futuramente enquadrar no contexto industrial, reforçando o compromisso do AeroUM & PAS Minho em aproximar os seus membros da realidade tecnológica e profissional do setor aeroespacial.
A Airbus, empresa de referência internacional no setor aeroespacial, mantém em Portugal uma presença industrial dedicada à produção de componentes estruturais para diversas aeronaves, nomeadamente das famílias A320 e A350. Durante a visita, os estudantes puderam observar as diferentes fases do processo produtivo, desde a fabricação e montagem de componentes aeronáuticos até às atividades de controlo de qualidade e logística.
A iniciativa contribuiu para aprofundar o conhecimento sobre os processos de fabrico e manutenção de componentes aplicados à indústria aeronáutica Aviação, apresentando uma das possíveis saídas profissionais onde a engenharia aeroespacial pode prestar o seu contributo, em Portugal. Tal reforça, pois, o papel das “Jornadas de Engenharia Espacial” como um espaço de conjugação entre a formação académica e a prática profissional.
No âmbito das Jornadas de Engenharia Espacial, os estudantes puderam visitar as instalações da Continental Pneus, em Vila Nova de Famalicão. A empresa, 4.º maior exportador de Portugal, produz anualmente milhões de pneus, aplicando tecnologia avançada e elevados níveis de automação no seu processo produtivo.
A visita decorreu na manhã de dia 12 de Fevereiro de 2025, onde um conjunto de 20 alunos fora dividido em dois grupos, sendo cada um acompanhado por guias especializados (Ambassadors) que explicaram detalhadamente todas as etapas por detrás do fabrico de diferentes tipos de pneus. Esta fora uma oportunidade deveras interessante para os estudantes experienciarem a dinâmica e a azáfama de uma indústria de grandes dimensões. Eles tiveram oportunidade de observar todos os procedimentos desde a preparação das matérias-primas necessárias até à produção do pneu e inspeção final da qualidade do produto.
No dia 11 de outubro de 2024 realizou-se a visita às instalações da TAP em Lisboa, com a participação de estudantes do curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho.
A atividade proporcionou uma oportunidade única de conhecer de perto as áreas de manutenção, engenharia e operação da companhia aérea.
Durante a visita, os participantes puderam observar o trabalho técnico realizado e esclarecer dúvidas com profissionais do setor.
A experiência permitiu compreender melhor os processos e desafios da aviação, complementando a formação teórica do curso.
Uma iniciativa enriquecedora que aproximou os estudantes da realidade profissional da indústria aeronáutica.
No contexto da participação no AirSummit 2024 - evento organizado e promovido pelo AeroUM & PAS Minho – os estudantes de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho visitaram também as instalações da LD Helmets, em Ponte de Sor.
A LD Helmets, empresa suíça com presença industrial em Portugal, dedica-se à produção de capacetes de alta qualidade para aplicações diversas, nomeadamente no setor de aviação militar e de elevada performance. Durante a visita, os estudantes puderam ficar a conhecer os principais materiais e técnicas aplicadas na produção de capacetes, a tecnologia implementada nestes componentes que os torna elementos de elevada segurança e fiabilidade para os pilotos, passível de incorporar múltiplas tecnologias de futuro. Tal revela-se, pois, fundamental para a aquisição de uma visão prática sobre as exigências de precisão, segurança e inovação que caracterizam o setor da Aviação (e Espaço).
No seguimento do ingresso dos estudantes de Engenharia Aeroespacial da UMinho no AirSummit 2024 – iniciativa ela própria organizada pelo AeroUM & PAS Minho – surgiu a oportunidade de levar os alunos a uma visita às instalações da Tekever, em Ponte de Sor.
A Tekever, reconhecida internacionalmente como uma das empresas líderes na área dos sistemas aéreos não tripulados, e oficialmente reconhecida enquanto um “unicórnio tecnológico português”, recebeu os estudantes e apresentou-lhes de forma detalhada os seus principais modelos de drones, bem como as etapas do processo de conceção, fabrico e testagem de performance das aeronaves. A visita permitiu aos alunos, desde a licenciatura até ao mestrado, compreender melhor o nível de inovação e excelência tecnológica que distingue a empresa no panorama global.